quarta-feira, 17 de abril de 2013

PRINCIPAIS PAISAGENS NATURAIS DO BRASIL.

Por paisagem natural podemos entender o conjunto de elementos naturais interligados e exercendo influências entre eles, formando uma configuração que apresenta uma certa semelhança aos nossos olhos. De modo geral, os vegetais são os elementos que mais se destacam na paisagem, de foma que podemos utilizar o termo vegetações naturais do Brasil.
Existem algumas diferenças entre os termos paisagem natural, bioma, domínio morfoclimático e ecossistema. Clique aqui para sabê-las.

As principais paisagens naturais do Brasil.


Biomas Litorâneos: compostos principalmente por mangues que ocorrem em boa parte do litoral brasileiro, são importantes zonas de reprodução de vida animal marinha.


Caatinga: ocorre no sertão nordestino, caracteriza-se por uma vegetação de arbustos de porte médio, secos e com galhos retorcidos e cactos. Boa parte dessa vegetação é xerófita, adaptada ao clima semi-árido.


Campossua área de maior ocorrência é o Rio Grande do Sul, mas também está presente em algumas áreas da região norte (Amazonas, Pará e Roraima). Caracteriza-se pela presença de pequenos arbustos, gramíneas e herbáceas.


Cerrado: Presente em boa parte do Brasil central é encontrado principalmente nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins. Com uma rica biodiversidade, caracteriza-se pela presença de gramíneas, arbustos e árvores retorcidas, podendo ocorrer em determinados lugares bosques com vegetação arbórea, os chamados cerradões. É o segundo bioma mais extenso do Brasil.


Floresta Amazônica: É a maior floresta tropical-equatorial do mundo e possui a rica biodiversidade. Ocorre na região norte e centro-oeste (Amazonas, Para, Roraima, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Amapá, Maranhão e Tocantins). Caracteriza-se pela presença de árvores de grande porte, situadas bem próximas umas das outras e entrelaçadas com cipós.


Mata dos Pinhais: também conhecida como Mata de Araucárias, em função da grande presença da Araucária. Presente no sul do Brasil, caracteriza-se pela presença de pinheiros, um bioma com característica de clima subtropical. Ocorre pequenos bosques dessa vegetação em alguns lugares do estado de São Paulo, em especial no alto de serras.


Mata Atlântica: é uma floresta tropical, o bioma mais devastado do Brasil, no passado ocupou boa parte da região litorânea brasileira. Por se localizar em região de grande atividade antrópica (ações do homem) foi muito desmatada, hoje ocupa somente 7% da área original. As práticas que mais contribuíram com sua devastação foram as atividades relacionadas à agropecuária, desde os tempos colônias, e mais recentemente a urbanização e industrialização. Rica em biodiversidade, com presença de diversas espécies animais e vegetais, árvores de grande porte que às vezes se assemelham com a vegetação da Amazônia. Seus resquícios distribuem-se em regiões de relevo acidentado, mares de morros, e quando é retirada ou ocupada sem critérios ocorrem muitos deslizamentos de terras.


Mata de Cocais: ocorre na região meio-norte do nordeste, presente, principalmente, na região norte dos estados do Maranhão. É uma área de transição entre a Floresta Amazônica, o Cerrado e a Caatinga. Presença de palmeiras com folhas grandes e finas.


Pantanal: Ocorre nos estados de Mato-Grosso e Mato-Grosso do Sul. É a maior planície de inundação do planeta. Considerada, também uma zona de transição ali estão presentes gramíneas, arbustos e palmeiras, com vegetações que possuem características dos demais biomas do Brasil.  

Fonte:
FREITAS, Alexandre de. Tópicos de Geografia do Brasil. São José do Rio Preto: Tessa, 2011. [online] In: Tessa - manufatura de livros e e-books. 

PAISAGENS DO BRASIL




  • Versão para impressão
País possui sete paisagens reconhecidas pela Organização das Nações Unidas para educação, Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio da Humanidade.
As sete paisagens do Brasil
Praia do Rio da Barra está localizada a 3 quilômetros ao norte de Trancoso. Créditos: Ed. Peixes/Embratur
Rico em belezas naturais, o Brasil possui sete paisagens reconhecidas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio da Humanidade. Três dessas áreas tombadas, preservadas com base em critérios estabelecidos pela própria Unesco, são de Mata Atlântica: o Parque Nacional do Iguaçu, as Reservas do Sudeste e a Costa do Descobrimento. A Amazônia está representada pelo Parque Nacional do Jaú. Há também outros biomas: as Áreas Protegidas do Cerrado, as Áreas de Conservação do Pantanal, e Ilhas Atlânticas Brasileiras (Fernando de Noronha e Atol das Rocas).

Desde 1972, os países podem indicar sítios, naturais ou culturais, para integrar a lista de Patrimônios da Humanidade – no Brasil, o órgão responsável pela indicação é o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), feita por meio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. No caso dos bens naturais, eles devem ser constituídos por formações físicas e biológicas com valor universal excepcional do ponto de vista estético ou científico. Os sítios naturais compõem, também, habitats de espécies animais e vegetais ameaçadas.

Toda a preservação, porém, não impede a visita de turistas dispostos a conhecer as riquezas desses lugares. As opções de lazer são diversas, como podemos ver na galeria de imagens ao lado.

terça-feira, 2 de abril de 2013

A IMPORTÂNCIA DA BIODIVERSIDADE





O planeta Terra abriga diferentes paisagens naturais.
A formação da palavra biodiversidade se dá pela união do radical Bio = vida e da palavra diversidade = variedade, por isso conclui-se que biodiversidade significa ‘variedade de vida’.
A biodiversidade reúne toda a variedade de vida, desde micro-organismos até animais e plantas. É o conjunto de espécies que estabelece uma inter-relação na qual cada ser, por mais simples que seja, tem uma função fundamental na composição do ecossistema.
A biodiversidade funciona como uma máquina, em que animais e vegetais são suas engrenagens. Por exemplo, se uma espécie de vegetal for comprometida, poderá ocasionar a extinção daquele animal que o tem como base de sua dieta. Esse animal que se extinguiu, por sua vez, possuía uma função na cadeia alimentar ou na própria natureza.
A preservação da natureza e da diversidade garante a proliferação da vida.
As indústrias têm focalizado sua atenção às florestas, para conhecer espécies que podem ser utilizadas como matéria-prima na produção de medicamentos e cosméticos, mas não pensam que essa exploração pode alterar ou impactar as áreas de possível extração.
O homem com sua capacidade de pensar, gerar riquezas e desenvolver tecnologias, cria várias coisas, mas não consegue (ou não quer) recriar o habitat que ele mesmo danificou.
Estudos revelam que nos próximos 25 anos, de duas a sete espécies em cada 100 vão se extinguir. É importante saber que cada planta extinta ocasiona a perda de 30 espécies de animais e insetos que dela dependem.
Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

PAISAGENS DO BRASIL




IMAGENS POLARES


PAISAGENS ALTAS MONTANHAS